Um casal recém-aposentado decide viver de arte. Entre a chegada da terceira idade e o palco, a peça investiga o envelhecimento e seus desejos, preconceitos e recomeços.








Vera e Renato acabam de se aposentar e estão prestes a se tornar avós. Mas antes de assumirem esse novo papel, decidem reinventar-se e escolhem o palco como ponto de partida. Em “O QUE VEM DEPOIS”, o casal mergulha na aventura de se tornar ator e atriz na terceira idade, redescobrindo o amor pelo teatro, e reconhecendo nele uma nova forma de existir, de se olhar e de habitar o tempo. Entre o medo do desconhecido e a empolgação de uma nova fase de vida, eles enfrentam não apenas o desafio de um recomeço tardio, mas também o peso simbólico do envelhecer numa sociedade que associa idade a limitações.
A peça lança um olhar sensível, bem-humorado e por vezes provocador sobre o envelhecimento, não como fim, mas como lugar de sabedoria, experiência e descobertas. A peça convida o público a refletir sobre o corpo que muda, as feridas e memórias que persistem e o desejo que permanece vivo, enquanto questiona machismos, etarismos e outras convenções. A jornada de Vera e Renato é feita de afeto, risada e, por que não, sucesso, revelando que envelhecer pode ser também um ato de criação. “O QUE VEM DEPOIS” é uma celebração da terceira idade e da poderosa vontade de começar de novo.
Contexto & montagem
Criada em 2012 pelos artistas Gordo Neto, Rui Manthur, Vivianne Laert e Tato Sanches com a montagem de “Dissidente” (Melhor Atriz e Melhor Diretor pelo Prêmio Braskem de Teatro) e, posteriormente, incorporando o ator Newton Olivieri, a Cia de Teatro da Casa retomou suas atividades em maio de 2025, com a temporada de estreia da peça “O QUE VEM DEPOIS”. É com alegria que agora os convidamos para a segunda temporada do espetáculo! A direção é de Gordo Neto, o texto é de Sophia Colleti e em cena estão Rui Manthur e Vivianne Laert, com acompanhamento musical de Joker Guiguio.
Informações de temporada / serviço
O quê? Temporada do espetáculo “O QUE VEM DEPOIS”
Onde? Casa Preta Espaço de Cultura – Rua Areal de Cima, nº 07 – Bairro Dois de Julho, Salvador/BA – https://share.google/xNDCJfgJfs62ex8UW
Quando? De 14 de novembro a 7 de dezembro. Sextas-feiras às 19h; sábados e domingos às 18h
Quanto? R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada). Ingressos disponíveis no Sympla – https://encurtador.com.br/Cqbm
Por que ver
Esta produção propõe uma reflexão contemporânea sobre o envelhecimento, a arte como possibilidade de recomeço e o lugar do artista na sociedade. Ao questionar machismos e etarismos, o espetáculo traz uma narrativa sensível e bem-humorada, capaz de dialogar com públicos diversos — sobretudo com aqueles que, pela idade, se perguntam “o que vem depois?”. Além de sua relevância temática, o projeto ganha força simbólica por ser realizado sem qualquer tipo de apoio institucional ou financiamento público, sustentado unicamente pelo investimento e dedicação das pessoas envolvidas: artistas com décadas de experiência, reconhecidos e premiados. Essa independência reforça o compromisso coletivo com a arte e com a resistência de quem faz teatro movido pela urgência de criar.
Contato e redes sociais
Siga o perfil @ciadeteatrodacasa no Instagram para novidades, bastidores e convites especiais. Acesse esse link para comprar o seu ingresso – https://encurtador.com.br/Cqbm.
Ficha técnica
Realização: Cia de Teatro da Casa
Direção: Gordo Neto
Texto e assistência de direção: Sophia Colleti
Elenco: Rui Manthur e Vivianne Laert
Músico: Joker Guiguio
Direção de movimento: Mônica Nascimento
Direção musical: Jarbas Bittencourt
Iluminação: Felipe Viguini
Figurino: Guilherme Hunder
Cabelo e maquiagem: Julia Laert
Produção: Cia de Teatro da Casa
Assistência de produção: Micha e Iara Colina
Apoio: Point do Campo Grande
FOTOS EM ALTA:
https://drive.google.com/drive/folders/1KIdZluJJuLALoF9zshN5BtVGESmOWJzw?usp=sharing
Contatos:
7198779-6093 (Gordo Neto, diretor)
71998842-0592 (Vivianne Laert, atriz)
7199985-7013 (Rui Manthur, ator)
1699449-1460 (Sophia Colleti, dramaturga)